Translate / Traduza

domingo, 20 de novembro de 2011

Samaritana - Onde Adorar? [Pr Ailton Soares]

A Samaritana


Adorar aonde ou como adorar? Qual a resposta.

João 4-19

Jesus seguia para Galiléia e passa pela Samaria. Era o caminho mais curto, mais não o melhor para um judeu que não quisesse encontrar um samaritano. Só que Jesus era um judeu diferente, ele tinha um propósito diferente dos demais, afinal sua missão era desfazer as amarras impostas pela religião. Ele, como Deus, tornou-se homem com o propósito de alcançar os judeus, os samaritanos, os gentios e nós. Assim, Jesus não se importa em quebrar as tradições religiosas de então.
Os judeus não se falavam e isto por causa de suas convicções sobre onde se devia adorar a Deus, se no monte ou em Jerusalém.
E a Samaritana até fala sobre isto, mais ai ela descobre o que de fato importa.

O Encontro

Quando o Senhor encontrou-se com a Samaritana ele se utilizou de etapas para chegar ao assunto final.


  • Aproximou-se – mesmo quebrando a barreira que havia entre Judeus e Samaritanos,
  • Puxou o assunto, aproveitando da situação conforme se apresetava,
  • Foi aos poucos do assunto paralelo ao seu assunto principal: Salvação.
Jesus conversou com aquela mulher e falou que era o Messias. E aquela mulher creu. Diferente dos judeus que o rejeitavam, aquela mulher, que era rejeitada, creu e aceitou Jesus como Messias. Na verdade aquela situação prova que Deus confunde as coisas para que os homens não possam entender sua forma de agir. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele (1 Coríntios 1:27-30).

A Descoberta

O que fez aquela mulher entender que Jesus era o Messias, ela quis descobre dele onde se devia adorar, se em Jerusalém ou nos montes de Samaria: Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar ( S.João 4:20) , mas ela fez uma descoberta suspreendente: Não importa onde se adora ao Senhor e sim como se adora. O Senhor lhe disse: .Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus: Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem (João 4:22-24).


Muitas vezes estamos muito preocupados com o que não importa, e deixamos para trás a nossa comunhão com Deus. Deus escuta o que clama e não de onde clama.


O Resultado


Depois de reconhecer Jesus como Mestre e crer Nele. Ela saiu e foi falar com as pessoas de Samaria que encontrara o Senhor. Seu Testemunho foi tão convicente que eles foram ao poço de Jacó, conhcer Jesus.
Aqueles homens e mulheres ao ouviram o Senhor falar de seu amor e sua Graça, pediram para o Senhor continuar ali. Jesus permaneceu em Samaria por dois dias e todos ouviram e  creram.


E estes ainda deram u testemunho maravilhoso ao declarerem que foram a ele por serem testemunhados por aquela mulher, mas que agora criam de fato por reconhecerm ele, que Jesus era o Messias.
A Bênção consiste nisto, não testemunhar apenas, mais fazer com levar estas pessoas a conhecer o Senhor de fato. Aqueles homens foram atrás e ao conhecer Jesus viram a Glória de Deus, e tiveram suas vidas mudadas.
Deus nos livra do mundo e de suas maldades e,quado Ele entra em nossa vida, muda a História de nossas vidas.
Ali em Samaria ela podia até ser rejeitada, afinal já tiveram tantos homens em sua vida e agora vive de forma ilegal com um sexto homem. Todos podiam julga-la por suas atitudes, mas Jesus conheceu-lhe o coração.
Às vezes estas coisas podem acontecer com você, as pessoas podemnão ver nada em você, mais Jesus diz: 'Eu vejo grandes coisas, pois escolho os que não são'. Assim como Jesus apostou naquela mulher, Deus, no passado, apostou em Jó, e nos dois casos, a nome do Senhor foi glorificado. Jó tornou-se um testemunho para nós todos e a Samaritana tornou-se uma missionária daquele povo, ou entre aquele povo.


Assim como estes, você pode se tornar também testemunho de vida.

Conclusão


É necessário crer na Palavra.


Quando aquela mulher entendeu que o que estava sendo opferecido a ela era uma bênção espiritual e não material, ela aceitou o Senhor como Messias e a Salvação entrou na sua casa.


Não é só ouvir a Palavra e também não é só crer, é necessário também falar sobre o que Deus tem feito.


Hoje, pare, olhe para trás e conte meses, dias e semanas e, encontre nestes as muitas bênçãos que o Senhor tem entregue no seu dia a dia.


Ruinas de Samaria
Admita a maior bênção que o Senhor te deu, é te escolhido, justo você que ninguém valorizava e, memso assim Ele entrou e mudou sua História.


Aquela mulher desejava apenas resolver a questão de ir buscar água no poço, se houvesse um método mais simples, ela já ficaria satisfeita, mais a Água que o Senhor lhe oferecia e que afirmava que jamais ela teria sede quando a tivesse, era a Água da Vida.

*********************************
Conheça Samaria Aqui

2 comentários:

  1. graça e paz Equipe IPCO Guaianases,mais uma vez quero parabeliza los pois fui muito abençoado em mais uma leitura que fiz,essa agora com o tema da mulher samaritana,como Deus é maravilhoso né que Deus continue vos abençoando e com isso nos abençoando. Geovane souza lirio Vitória Espirito santo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Souza Lírio
      Obrigada pela visita e pelo comentário.
      É maravilhoso para nós, sabermos que nosso trabalho não é vão e que está havendo resultados na vida de nossos leitores.
      Que o Senhor continue abençoando a tua vida.
      Damos a ti o mesmo conselho que damos aos demais que nos escreve, continue lendo, mas não esqueça de comparar nossas mensagens com a Bíblia, estude-a e ore, pois o melhor para nós é conhecermos cada dia mais o Deus que servimos e a sua Palavra. Ore.
      E em suas orações apresente nossa Igreja, para que possamos continuar sendo uma mão no deserto, trazendo sempre a Água da Vida a todos.
      Paz Sempre
      Equipe IPCO-Brasil
      Por Elisabeth Lorena Alves

      Excluir

Graça e Paz.
Deixe seu recado. Deus te abençoe.
PS:
De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

Além disso a Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter