Rei Saul. Quando vivemos pela opinião dos outros nos tornamos inseguro e imaturos, podendo desenvolver atá um caso grave de depressão . |
Saul parecia perceber a importância deste desejo do povo e valorizava mais opinião destes que a voz de Deus.
O poder subiu de imediato à cabeça de Saul de uma forma espantosa. Veja suas características antes de tomar posse do Trono de Israel:
- Capacidade de ouvir - O jovem que o acompanhava lembrou-lhe que havia um profeta ali e este poderia ajuda-los em seu objetivo. (6)
- Capacidader de ir além da meta - Ao ouvir a sugestão de seu companheiro, aceitou - a de pronto. (6).
- Respeitava o Homem de Deus e sua posiçaõ - No verso 7, Saul lembra ao seu companheiro que nãoe ra costume ir ao Profeta sem levar - lhe um presente. Dando mostra assim de respeito ao que era Santo.
- Sensível` á presença do Espírito de Deus - Ao passar pelos profetas, Saul profetizou (cap. 10 - 11)
Este mesmo Saul, depois da posse do trono, se tornou omisso para as coisas santas, afinal temendo a opinião alheia ele:
- Fez um voto absurdo, que quase dá cabo da vida de seu filho Jônatas,
- Persegue seu genro Davi por anos a fio,
- Desobedece ao homem de Deus, mantendo vivo a Agague, rei do amalequitas,
- Culpou ao povo pela posse dos despojos, alegando que mantivera a vida dos animais para que fossem servidos por holocausto ao Senhor.
- Declarou seu temor ao homem, não importando em obedecer a Palavra do Senhor.
- Por inveja ao jovem Davi, ele planejou a morte deste, pelas mãos dos filisteus. Para isto, deu-lhe a filha prometida à outro e, pedindo como prenda ou dote por outra filha, a vida de 100 filisteus.
- Para obter vitória, ao final, contra os filisteus, abandona os profetas e vai ter com uma necromante, mas uma vez desobedecendo as ordens do Senhor.
Deus, através da vida de Samuel, comunica a Saul que ele foi rejeitado, que o trono estava sendo tirado dele, mesmo assim, ele ainda está preocupado com a opinião dos anciãos de israel, em sua ansia, tocou o Profeta com tamanha força, que acabou por rasgar-lhe as vestes..
Seguir a voz da multidão leva à morte. Devemos fugir das reuniões onde se declara o amor ao ego. |
Quando o orgulho prevalece
Há notícia de outro rei que também esperava a aprovação do povo e que ao alcança - la, por não agradecer ao Senhor, dando - lhe glórias, morreu. Herodes aparece no livro de Atos (12 - 23). Este foi consumido por seu próprio orgulho.
Quando o orgulho não prevalece
Nabucodonosor, em Daniel 4, affirma que quase pereceu prque também não deu glórias a Deus. A difrença entre os reis anteriores e Nabucodonosor se dá porque este reconhece sua falibilidade e eleva seus louvores ao Senhor, sendo liberto até da loucura que o acometeu por ter negado a adoração ao Senhor Jeová (37).
Em toda esta situação apresentada sobre a vida de Saul, vale lembrar os ensinamentos do rei Josafá, que mais na frente, na História dos hebreus, que disse: "Crede no Senhor, vosso Deus e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperarei" ( II Crônicas 20 - 20) e mais além ele continua ensinando: "Rendei graças ao Senhor, porque a sua misericórdia dura para sempre".
Davi, um homem segundo o coração de Deus. |
Que possamos analisar todos estes comportamentos e fazermos o nosso melhor, humilhando-nos, pedidno perdão e adorando sempre ao Senhor, para que um dia sejamos considerados por Ele, como Davi o foi.
Davi viveu intensamente sua vida. Fez tudo o que quis, mas sempre soube o momento de se arrepender, sempre assumiu suas responsabilidades e jamais acusou outro por seus atos, antes assumindo só atitudes que poderia dividir com outrem.E foi por isto que Davia alcançou o coração do Senhor.
20/06/2011 00:13 - Djalma CMF
ResponderExcluirBelo ensinamento, parabéns poetisa, bjos.
20/06/2011 01:51 - Renato F Marques
ResponderExcluirOlha ai um belo texto, intenso a minha mente!Parabéns... Visita-me assim que o tempo permitir.