Pastor Sérgio Carlos da Silveira
(Em Mensagem Ainda é tempo Aceitável)
“O que exorta faça-o com dedicação…” (Romanos 12.8)
Sempre que percebo pessoas que dizem gostar de aconselhar, presto atenção em sua postura. Sua comunhão com Deus e sua postura falam muito sobre ela. Mas quando digo sua comunhão com Deus, vou além do superficial, daquilo que encucamos como atividade padrão de quem tem compromisso com o Senhor. Analisar uma portura cristã não é o mesmo que tentar descobrir a quantas anda a situação do irmào com Deus, é na verdade observar quais são os frutos esta árvore.
Uma pessoa que tem intimidade com o Senhor é amorosa com todas as pessoas que a cercam e entende as fraquezas do próximo, muitas vezes até contornando as situações difíceis e protegendo os mais fracos com sua postura cristã, mesmo que jamais concorde com os erros dos outros.
Diferente do que se acredita, exortar não é tirar uma pessoa de nosso convívio por ela estasr errada, antes é trazê-la ao nosso encontro para que perceba que cometeu erros e que com o nosso apoio e nosso amor, ela pode mudar de atitude.
A pessoa que tem o dom de exortar tedm características especias, sendo que uma delas sem dúvida é a capacidade de fortalecer a alma do outro com palavras de sabedoria e não trazendo a este consstrangimento (Atos 14-22).
Muitos não percebem, mas exortar está além de nossa simples definição. Veja o que diz a Palavra de Deus:
Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram (Romanos 12-15). Esta é uma observação valiosa sobre a verdadeira função de quem se dispõe a exortar alguém; dividir os sentimentos que nào lhe pertencem com os que o procuram.
O que exorta sabe como discipular de forma satisfatória o que esta com dificulade em continuar seguindo a Cristo (1 Tessalonicenses 4.1), afinal esta tarefa envolve conversar não só com os que desejam ajuda, mas com os que precisam dela e estes geralmente são insubmissos: “ Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos.” (1 Tessalonicenses 5.14,15:).
A exortação não é um modo de tirar a paz do próximo com regras insuportáveis. É sim o reencaminhar os fracos e desanimados ao Caminho de Cristo.
Na verdade perdeu-se o verdadeiro sentido da palavra exortar. A palavra grega utilizada para ela é Parakalesei, que significa “ter a habilidade de animar, motivar, confortar, encorajar” etc, assim sendo se umapessoa não sabe agir desta forma, não esta pronta parainteragir com outras neste aspecto e deve, caso deseje, buscar de Deus este dom e transformar em diamante pequeno problemas.
Concentre-se a ter mais atitude de cristão,
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Graça e Paz.
Deixe seu recado. Deus te abençoe.
PS:
De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.
Além disso a Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!