Translate / Traduza

sábado, 28 de dezembro de 2019

E um menino nos nasceu. E depois?

E um menino nos nasceu...


Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6


Desde criança gosto de poesias natalinas. Gióia Júnior e Mario Barreto França sempre foram meus poetas cristãos favoritos. Meu sonho de consumo é ganhar a coleção do Mario e o livro Florilégio Cristão. Declamava o "Natal", de Alfredo Teixeira,  ainda novinha. Amava cada verso, embora alguns não tinha ainda maturidade para entender.
"Berço bendito, berço que encerra da Humanidade a plena redenção, glória a Deus nas alturas, paz na terra, eis a tua simpática missão". 
Na verdade, falar de Cristo, o Redentor de nossas almas era-me algo prazeroso, falar comigo mesma, sempre, pensar naquelas palavrinhas todas juntas, dizendo tanta coisa linda sobre uma criança que nasceu com um destino tão grandioso e, sejamos sinceros, infeliz.
Infelizmente, por nossos pecados, foi necessário que nascesse um inocente e que vivesse todas as agruras humanas com o único objetivo de nos salvar. No poema aparece a tal linda frase que afirma ser essa uma simpática missão, mas não era nem simpática e nem fácil. E talvez se pensarmos assim possamos um dia reconhecer de fato e em verdade que foi por nossa exclusiva culpa.
Jesus nasceu com a responsabilidade de viver e morrer para que fôramos salvos. Entretanto, a salvação ainda é opcional, por isso é declarativa. Eu tenho que assumir minha vontade de ser salvo e tenho que dar testemunho de minha Fé e de meu arrependimento. Não posso me declarar arrependido ou salvo e continuar errando. A conversão é a palavra correta para a aceitação de Fé porque é uma palavra que em si só traz o seu próprio significado: Mudar a direção. Qualquer pessoa conhece seu significado, está aí nas placas de trânsito nas tabuletas das casas de câmbio. Converter é mudar em essência. 
E converter na questão de trânsito é interessante para a questão de Fé porque significa ainda está em um caminho, mas mudar de direção. O mesmo na casa de câmbio, troca-se Real por Dólar, Euro ou outra moeda qualquer, é dinheiro, mas tem outro valor. Assim somos nós, mudamos de rumo, mas ainda estamos seguindo para um Destino, mudamos de atitude, mas ainda somos humanos.
Que em nós o Menino que nos nasceu não tenha nascido em vão.
Graça e Paz  
Elisabeth Lorena Alves

Natal

*Alfredo Teixeira 

O berço de Belém! Grata esperança
Nasceu ali a toda humanidade,
Com os sinais seguros de bonança,
Em meio de terrível tempestade.

Oscilavam do mundo os fundamentos;
Toda ordem social se esboroava;
Satã via cumprido seus intentos;
O homem no pecado naufragava.

Mas o Cristo nasceu! A débil mão
Que se move naquela estrebaria,
Procurando a humana proteção,
O aconchego do seio de Maria,
É a mesma poderosa mão divina
Que os astros espalhou pelo infinito.
Tornou-se, agora, tenra e pequenina
Para atender do pecador o grito.

Berço bendito! Berço que encerra
Da humanidade a plena redenção!
“Glória a Deus nas alturas, paz na terra!”
Eis a tua simpática missão.

Antes e após de ti, berços mil
Tem surgido, mas tu não tens rival;
De ti, sem ti, não logram um ceitil;
Nascem muitos, porém há um só Natal.

Fonte: Beth Blog
Natal
Não tenho certeza da autoria, por isso o asterisco...

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter