Translate / Traduza

terça-feira, 20 de maio de 2014

Para que serve o ser sábio?



Adquirir Sabedoria... Para quem serve?
Elisabeth Lorena Alves
Sabedoria é um bem compartilhável!
Mas a Sociedade atual prefere bater a cabeça a aproveitar as experiências alheias em seu benefício. O que é estranho, uma vez que vivemos uma época em que muitos aproveitam do próximo em todos os sentidos. Aproveitar o que o outro viveu só seria usual se fizesse mal a este, acabo sendo pessimista quando digo isto, mas é próximo da verdade.
Quando observamos que envelhecer é viver além das opiniões alheias e aproveitar nosso próprio crescimento para encontrar o equilíbrio, muito nos perguntam algo que mostra o tamanho do egoísmo existente em nossa Sociedade: “Que vantagem Maria leva?” E ao mesmo tempo a pergunta mostra algo mais profundo, ou seja, à superficialidade de nossos contemporâneos.
Uma pessoa que não respeita a Sabedoria como bem partilhável tem um desvio de caráter e infelizmente isto já não é visto assim. Acredita-se que não respeitar a Sabedoria é na verdade ser evoluído, afinal, dizem alguns: “Seguir o caminho que outros seguiram é estar limitado ao mesmo ponto de chegada”. E isto não é verdade. A maioria das descobertas humanas só foram possíveis porque alguém observou o caminho de outro e o seguiu, repetindo os acertos e remodelando o caminho onde houve erros. Se observarmos a situação por este lado, aprendemos a caminhar por estradas seguras e não mudaremos apenas nossa História, mas influenciaremos a de outros que estão na mesma trilha ou que um dia a encontrará.
Respeitar o conhecimento alheio é também ser sábio. Aproveitar o caminho que muitos seguiram é facilitar nossa própria trilha.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter