Translate / Traduza

terça-feira, 5 de junho de 2012

O Ciúme

O meu amado desceu ao seu jardim, aos canteiros de bálsamo, para apascentar o rebanho nos jardins e para colher os lírios
 (Cantares 6-2)
Falar sobre ciúme é muito importante quando se fala em família e em relacionamento, afinal, este sentimento inoportuno é constantemente confundido com o zelo, a preocupação comum que as pessoas tem em relação as outras.
Embora psicólogos e afins afirmem que um pouco de ciúmes é normal, é comum a todos saber que o ciumento é o único que acredita que seu sentimento é pequeno e que não atrapalha a sua relação. A maioria das pessoas ciumentas geralmente são excessivamente controladoras e olham o parceiro como algo que lhes pertence.
É comum hoje que os ciumentos tenha as senhas de todos as redes sociais do parceiro, pois afirma que como são um só, devem ter intimidade suficiente para entrar e sair do twitter, e-mail e tudo o mais que pertença ao companheiro. Fora a foto agarrada ao outro no perfil de ambos no Facebook, ora se são um só para que 2 perfis? É a prova cabal de que este ser é apenas controlador e não que acredita ser de fato um só com o outro. Que fique bem claro que estou falando sobre excessos e não sobre casais que optam por ter apenas um perfil de facebook ou e-mail, que embora, particularmente eu não ache agradável, isto não é prejudicial, é uma escolha pessoal apenas, diferente do caso apresentado acima.
O ciúme é prejudicial e ao contrário da maioria que apoia um pouco deste sentimento como um ingrediente a mais da relação, eu sempre vou achar prejudicial.
O que é bom saber é a diferença entre aquele ciúme aclamado pela Sociedade como saudável e o exagerado, este último pode ser classificado como um distúrbio psicológico, uma doença e quando notado, a pessoa portadora deste, deve ser levada a tratamento. Afinal este ciúme pode levar a situações difíceis e até drásticas.
Não se deve minimizar a importância deste assunto. E nós cristãos sempre agimos assim, deixamos que nosso sentimento de acomodação tome conta dos nossos problemas. O tempo não cura o ciúme.
Image Detail O que cura o ciúme é mudar de atitude.
Não é só orar e esperar que Deus resolva. É orar e mudar de atitude em relação ao outro, prestar atenção nas crises e em seus prejuízos imediatos e se nada esta funcionado, procurar direcionar o outro para tratamento.
A pessoa que esta sofrendo com o ciúmes deve, em primeiro lugar, admitir que não está conseguindo ter controle sobre suas emoções, só assim ela encontrará forças para buscar ajuda. Ajuda esta que pode ser de um conselheiro matrimonial sóbrio, ou em caso mais extremo, de um profissional da área da Saúde, que tem uma opinião imparcial da situação e vai poder ajudar, já que conhece a fundo o assunto e esta preparado para ajudar a pessoa.
E casa, no relacionamento em si, o casal deve manter o diálogo, que tem um alto poder de cura, e é necessário em todos os relacionamentos familiares. É o diálogo que mantêm aberto a porta de comunicação entre a família e é por ele que passa a solução da maioria dos conflitos familiares. Portanto deve ser o ingrediente que não deve faltar dentro do lar.
Tanto o parceiro enfermo, como o outro, deve ter manter a empatia emocional que consiste em ter em si a capacidade de se colocar no lugar do outro. Quando praticamos isto, fica fácil driblar certos problemas relacionais pois sentimos na pele o que o outro sente quando agimos de certa forma. Assim o ciumento vai sentir o incomodo que é ter sobre si a desconfiança de alguém e o outro vai entender como este sente quando age de forma irrefletida e acaba abrindo a porteira dos sentimentos ruins no coração do outro.
Ainda mais, deve-se sempre respeitar os sentimentos e as diferenças do outro, afinal somos pessoas diversas, com sentimentos diferentes e estamos em lados opostos. Um é saudável e o outro não. Ambos devem manter acesa a chama da compreensão e respeito e lutar para que nada interfira entre o casal.
O ciumento deve acreditar que a outra pessoa esta com ele por amor, por opção pessoal e não foi obrigado a isto, assim deve aprender a entender que a única coisa que vai afastar elee é de fato o ciúme, que no início pode sim ser encarado como um charme, como algo pessoal, mas depois vai passar ao grau de problema e se não cuidado a tempo, será insolúvel e acarretará no final do relacionamento.
Para a cura, é necessário que as pessoas com tendências ao Ciúme aprenda a desenvolver a autoestima. A nossa felicidade é algo pessoal e nada tem a ver com estar ou não com alguém. Então não se deve depender de ninguém para ser feliz. A pessoa precisa se aceitar, esquecer os problemas das relações anteriores e encara esta com respeito, coragem e firmar sua confiança no relacionamento atual, cuja as bases devem ser sólidas e solidificar um relacionamento é atividade para duas pessoas. Não se pode esperar que apenas um faça os esforços para que uma relação cresça e se mantenha firme.
Quando certa situação mostrar que o ciúme pode atacar, apessoa deve ocupar a mente e seu tempo com algo proveitoso e seguir, sem procurar algo que atrapalhe sua segurança.
Ame-se primeiro, antes de amar alguém, amar os outros mais que a si é antibíblico.
Respeite-se primeiro e conseguirá o respeito dos demais.
E lembre-se sempre, o amor não arde em ciúmes. Fuja do ciúmes.
Em todo tempo, ore!
Faça como a amada de Salomão,  deixe-o ir livre ao campo cuidar das ovelhas, quem sabe na volta ele te traga lírios!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter