Translate / Traduza

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Sambalat e Tobias, Neemias e Esdras - questão de escolha

Sambalat e Tobias aparecem na história de Neemias. Sambalat e Tobias estavam decididos a impedir a reconstrução dos muros, obra que Neemias resolveram empreender quando estava a serviço de um rei pagão, a quem servia.
O Cantor e compositor  Alceu Pires escreveu uma bela canção vou citar parte dela, enquanto meditamos na história de Neemias e de seus inimigos. Tobias e Sambalat fizeram uma escolha - errada, por sinal. Eles poderiam ter escolhido entrar para a história de Israel como os maiores auxiliares de Neemias, afinal, eram homens decididos e tinha o poder de convencer outras pessoas, através de argumentos válidos. Como podemos saber disso? Ora, a Bíblia diz que eles tentaram dissuadir Neemias de seu propósito. E, como manipular não dava certo, tentaram de toda forma, não encontrando êxito pois Neemias era determinado.
Diz a canção que falei que Neemias era jovem e servia no palácio do rei, mas que, não obstante o trabalho que tinha, não se impedia a servir a Deus também. Já Sambalat e Tobias não tinha dois senhores díspares, eles trabalhavam em seu próprio benefício, ganhavam com a destruição de sua gente, com o péssimo estado de sua cidade e com o abandono do santuário. Sim, eles estavam lesando os bens de todos, culturais, religiosos e financeiros. Tendo poder para tanto, poderiam ter agido de forma correta e, talvez, o jovem Neemias não teria necessidade de sofrer com as notícias que recebera, elas poderiam ser outras, poderiam ser mensagens de alegria, Mas, como diz a canção, basta alguém empreender uma construção nova, refazer muros e reconquistar a estima perdida que não demora  "aparecer aquele que não quer ver o progresso de ninguém" . Sambalat e Tobias eram assim, agiam a favor de si mesmos e, por perceberem que as atitudes e sonhos de Neemias atrapalhariam suas realizações, não demoraram a levantarem-se contra o jovem.
Só que há sempre um Esdras dando apoio. Esdras esteve ao lado de Neemias em todo esse processo. Esdras estava ali no mesmo espírito, orando e agindo, orientando e sendo orientado, trocando ideias e reconstruindo.
Sambalat e Tobias fizeram uma escolha. Escolha negativa, perversa e destrutiva. Esdras fez uma escolha plena, construtiva e manteve-se fiel à ela. Neemias foi o que escolheu primeiro. E sua escolha mudou tudo. Mudou o coração de um rei em seu benefício, mudou a situação política, religiosa e cultural de seu povo.
Não foi fácil para Neemias e Esdras agirem. Com certeza eles esperavam encontram impedimentos externos na reconstrução de Israel, pois essa atitude era uma forma de um povo ferido pelo exílio, se refazer e lutar contra os poderosos, MAS com certeza foram os impedimentos internos que mais feriram aqueles dois homens. Pessoas que poderiam agir a favor de seu povo - por terem poder financeiro e poder político - preferiram seguir oprimindo aqueles que era seus irmãos. Só que nada tirou a força de vontade e o respeito de Neemias ao seu objetivo, ele abraçou sua escolha e seguiu até ver os muros reconstruídos e o ideal patriótico de seu povo refeito.
Ainda temos muitos como Sambalat e Tobias por aí. O que nós estamos precisando é de quem reconstrua, pois com certeza ainda há entre nós outros como Neemias, que através de suas atitudes e fé, mostram aos inimigos de Deus, que é impossível fechar a porta que o Senhor abriu.

Elisabeth Lorena Alves



Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter