Translate / Traduza

sábado, 30 de julho de 2011

Deus levanta sucessor - Elias e Eliseu

Este é um assunto para diversas meditações pois na obra de Deus estamos acostumados a ver líderes e obreiros que se agarraram a seus cargos como se a Salvação estivesse condicionada a eles e esquecem-se que a Causa não é deles.Mas a responsabilidade de preparar os próximos obreiros e líderes é.
Elias, depois de determinada fase no deserto, reservou seu tempo em preparar Eliseu.
Eliseu foi prometido por Deus a Elias, como seu sucessor em I Reis 19 - 16 "Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar".
Elias saiu de uma situação emocional difícil, para sua nova e definitiva fase com algumas orientações:
  1. Ungir Hazael rei sobre a Síria
  2. Ungir Jeú o rei de Israel.
  3. Ungir Eliseu, em sua mesma unção, como seu sucessor.
E o que foi que Elias fez?
Ungiu Eliseu como profeta (verso 19).
  • Eliseu ungiu Hazael rei da Síria (II Reis 8-13).
  • Eliseu  ungiu a Jeú rei de Israel (II Reis 9 - 2,3 e 13).
Sucessão é a sequência ininterrupta de um ministério, geralmente. E Eliseu deu continuidade ao trabalho de Elias, nos mesmos termos de seu antecessor.
Outro dia no Culto de Senhoras dissemos isto, irmã Carol e eu, sobre a importância de nós que fazemos a Obra percebermos que estamos sendo moldados, preparados por nossos líderes e que temos obrigação de prepararmos os que virão depois de nós.
Pelo modo que a situação se apresenta nos dias atuais, temos necessidade de obreiros compromissados em preparar com seu testemunho e orientação, quando necessário, os jovens que chegam depois de nós.
Muitas vezes aquele adolescente ou aqule menina cheia de espinha é quem vai nos suceder no altar e o que nós estamos passando para eles? Qual nosso exemplo de compromisso?
A igreja hoje esta cheia de crentes desnutridos, porque estamos preocupados em dourar a pílula. Com Elias e Elieseu a coisa foi diferente. O profeta Elias testou a tenacidade de seu pupilo diversas vezes, quando pedia a ele que ficasse no caminho, mas Eliseu mantinha seus olhos abertos e sua atenção  focada no seu líder.
Nosso pastor Sérgio sempre diz que pra que não nasça mais joio, devemos plantar mais trigo e esta plantação muitas vezes se dá mais pelo bom exemplo, do que pelo excesso de palavras..
Quando estamos preocupados em apenas dourar a pílula, em falar de  bênçãos imediatas, esquecemos  que a maioria daquelas pessoas que estão nos ouvindo, são líderes em potencial, não exatamente na igreja, mas em seus trabalhos, seus lares e outros meios sociais que convivem. Se não nos comprometemos em fazer com que estas pessoas sejam fortes e determinadas, teremos no futuro um corpo de obreiros desnutridos. Cheio de pessoas que não suportam passar por lutas. Fico observando pessoas declarar que estão no vale e quando muito é uma valetinha, que dava para saltar, mas se amofinam com coisa pequenas, algumas não suportam e saem de fato da presença de Deus.
Se na primeira vez que disse  a Eliseu, fique aqui, ele tivesse ficado de bico, parado e não tivesse seguido  Elias, hoje conheceríamos outro profeta como sucessor dele. Mas Eliseu seguiu, não dava confiança nem para quem profetizava o óbvio. E ele viu Elias ser tomado dele.
Não importa se você é Elias ou Eliseu, importa que você tem que prosseguir na sua estrada, Deus vai te guiar ao destino que deve chegar, mesmo que sem vitórias, sem grandes milagres, mas vai receber o que mais importa, a Coroa da vida.

Você está sendo preparado para o ministério, fique atento, uma hora seu líder vai ser levado ao céu e ou vai ser ungido  a algo mais alto e se você estiver pronto, é o próximo da fila.
Se você é o Elias desta relação, saiba que seu trabalho está apenas começando, seu Eliseu esta sendo gerado e quem vai levantar ele sob a mesma unção é você.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter