Translate / Traduza

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

E eu com isso?


Já ouviu algumas pessoas dizerem que há poder em suas palavras?
Bem, elas não estão erradas. As palavras podem construir ou destruir, dar vida ou levar à morte, promover a paz ou a guerra.
Durante a História Bíblica temos experiências maravilhosas e outras nem tanto do poder da Palavra.
Elias, quando estava com problemas co Jezabel, teve encontros com três capitães de 50, dois deles foram até o profeta cheio de empáfia e deram o recado do rei Acabe e, acredito que com ironia, disseram a ele: "Homem de Deus, o Rei disse Desce". Estes dois ao usarem da palavra para amedrontar o profeta, foram destruídos pelas palavras que ele proferiu. Já o terceiro conhecia por experiência própria algo que seria escrito muitos anos depois: " A Palavra branda desvia o furor" (Provérbios 15-1) e ciente disso,  dirigiu-se ao profeta com sabedoria, salvando assim a si mesmo e a seu batalhão. Uma atitude nobre.
Outro que usou da palavra para benefício próprio foi Ziba, aquele mesmo que informou a Davi que era vivo o filho de Jônatas, seu amigo. Ziba recebeu a incumbência de auxiliar Mefibosete, mas ele não queria isso. Isso não lhe parecia honrado o suficiente. Então, quando o rei Davi sai de sua casa, perseguido por seu próprio filhos, Ziba dá um jeito de enganar a ao Rei e a Mefibosete e ficar bem na situação. E se deu bem. Não de forma honrosa, claro, mas seu intento foi alcançado e me parece que Ziba não se importava como tudo chegaria ao que ele queria, contanto que chegasse... (II Samuel 16)
Não vamos longe de Davi. Seu neto Roboão também experimentou os resultados de suas próprias palavras. Trouxe com ela a espada para dentro de sua casa e dividiu seu reino. Se ele tivesse sido justo e usado de sabedoria, a História de Israel seria outra por muitos outros anos. Mas ele resolveu mostrar quem mandava e acabou descobrindo que mandava menos do que imaginava. Sua atitude nada nobre trouxe prejuízo e guerra. (1 Reis 12: 11)

E você com isso?


Bem, você pode se perguntar o que estas experiências tem a ver com você e isto é justo. Mas se você quer viver em paz e  é dever seu tentar isso, vai precisar vigiar bem as suas palavras. Então, evite dizer o que não edifica. Use de sabedoria para conversar e se não tiver nada de bom para falar, apenas sorria e ore.
Uma oração faz mais efeito que muitas palavras.
Você pode crer que há poder em suas palavras e sair por aí só profetizando vitória sobre si, o que sinceramente acho inútil, uma vez que só é abençoado aquele a  quem Deus abençoa, ou pode começar observar melhor o que fala com seu chefe, colegas de trabalho e  da Escola, seus familiares. E se perceber que está sendo duro, desvie a dureza de seus lábios e profira palavras de encorajamento, amor e esperança. Você é quem será abençoado, viverá em um ambiente pacífico e terá mais apoio daqueles que te cercam. Pense nisto!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter