Translate / Traduza

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Se Conselho Fosse Bom ...

Se Conselho fosse bom
Mateus 11 -28 a 30


Introdução: 

SIGA!
Na passagem de Mateus, o Senhor Jesus nos aconselha a aprender Dele. Ensina-nos que a mansidão  e humildade de coração gera o descanso da alma. E também que ao trocarmos o fardo que cada um carregamos pelo fardo  que nos oferece, fareamos uma troca melhor, pois o Dele é leve.
Só qe vivemos numa Sociedade que despreza conselhos. A juventude sempre afirma que prefere quebrar a su própria cabeça À aceitar os conselhos dos mais velhos.E para justificar esta predileção por errar, justifica-se de forma diversas, citando muitas vezes ádágios ppulares, mas analisemos os Conselhos.

Sabedoria Popular: “Se conselho fosse bom, não se dava, vendia”"Quando Vê a barba do  vizinho arder, põe a sua de molho"

Conselho se vende sim.

Conselho vende sim e vende bem.Pesquisas provam que no Mercado Editorial de todo o mundo, as publicações que se vende mais são memso os livros de auto-ajuda, sejam eles de hitórias de vida, convivência com animais, Neurolingüisticos e afins.


Conselho é bom e gera lucro


Conselho é bom sim e principalmente quando bem aproveitado, gera lucro pra quem dá e quem recebe.. Que o diga o mundo Corporativo.
O Mercado Corporativo Mundial desde a década de 50 vem investindo em camapnhas internas para que haja melhoria no aspecto humano de seus empreghados. E no Brasil, o Mercado Financeiro incentiva os chamados Feedbacks e Palaestras para alcançar estes mesmos objetivos desde a década de 90.

E porque as empresas investem nestas  Palestras e Cursos Internos e até Externos?

Para melhorar o rendimento de seus funcionários e há  muito chegarama  conclusão que um funcionário  satisfeito produz mais.
Desde as décadas de 60, as empresas passaram muitos anos retirando de seus quadros de funcionários as pessoas que atingiam determinadas idades. No Brasil isto ainda contece muito. Mas na contramão, no aspecto mundial, as empresas hoje estão recontratando justamente estes funcionários mais antigos e reolocando-os em seus quadros, para serem mestres de serviço. Deixe-me ser mais clara: Estão recontratando até os aposentados para ENSINAREM AOS MAIS JOVENS O SERVIÇO.Isto quer dizer que as Empresas não estão interessadas em ter jovens com cabeças curativadas em seu casting.
Isto tudo evidenciando que um bom conselho, em hora oportuna, causa melhor efeito do que se bater a cabeça por aí.


Então tá. Mas o que a Bíblia diz sobre Conselho?

Conselhos à luz da Bíblia.
Conheceres a Verdade e a Verdade vos libertará!
A Bíblia, que é um livro Histórico surpreendente, um manual para a vida completo e um livro de Leis magnífico, é na verdade um compêndio de Conselhos.
Temos o Livro de Provérbios, que são Conselhos de Sabedoria para todas as situações. Conselhos estes que foram copilados ou aprimorados por muitos sábios até os dias de hoje.
Afinal, a Bíblia mesmo diz que existem conselhos que geram vida. (Provérbios 19-20).
Na Bíblia estão registrados 10 Conselhos que produzem no mínimo, segurança e resguardo da vida humana. Os 10 Mandamentos.
Explicando-se, Ela mesma informa em Hebreus 12-11 que conselho dói, mas produz mudança de atitude. Se alguém não mata, não rouba, não trái, não se alimenta de forma desordenada, possúi uma Fé, ele tem garantido a sua paz terrena.Afinal pesquisas já determinaram que o ser humano precisa de:

  • Conforto
  • Segurança
  • Lazer
  • Alimentação
  • Moradia

ATENÇÃO!
Conselhos bons geram vida. Que tal analiza-los bem?
Conselhos mudam sua postura interior, sua relação com as outras pessoas. Exodo 18 – 17 a 19. Foi isto que Jetro, sogro de Moisés ofereceu ao genro, que ele considerava como filho e que agora se desgastava como líder de um povo cheio de problemas. Jetro ao perceber que tanto o filho, como os seus comandados, estavam sofrendo por causa do excesso de trabalho, aconselhou-o e foi ouvido.
O Conselho te capcita para reconhecer onde estão seus verdadeiros inimigos. E quando reconhecemos nossos inimigos, temos mais facilidade de lutar contra eles e vence-los. O Profeta Eliseu era um sábio no quesito Conselheiro de Guerra (II Reis 6 -10).
No livro de Hebreus esta registrado uma grande verdade sobre conselhos: Eles só são úteis  se acatados (2-2) E o apóstolo Paulo ensina a Timóteo (II TM 2 – 7) que se deve ouvir os conselhos e analisa-los para compreedelos de fato e fazer melhor proveito deles.
No livor dos Conselhos há algo sobre eles que se deve observa r e até admirar: Os conselhos são melhor que o amor. (Provérbios 27 – 5) E ainda há a possibilidade de adquirirmos segurança nos conselhos (Provérbios11 – 14). Conselhos só são desprezados pelos loucos (Provérbios 1 – 7)


Conselhos que se deve desprezar

PARE!
Existem conselhos que se deve desprezar.
A mesma Bíblia diz que devemos observar de quem estamos adquirindo con selhos. E ensina evitar ouvir os conselhos de algumas pessoas. Na verdade ensina que é mais que feliz, o homem que não aceita os conselhos dos ímpios.
Houve um rei, em Israel, que por escolher entre o conselho dos mais velhos e acatar os de seus amigos, acabou dividindo o reino. Roboão, filho do sábio Salomão. Está História está registrada em I Reis 12.Quando Jeroboão veio com o povo à sua presença, solicitou-lhe que fosse mais brando com ele e seus amigos, alegando que Salomão fora muito duro com ele.
Roboão foi primeiro aos anciãos tomar conselho. Estes lhe aconselharam a ser brando e que por meio disto conmseguiria manter unido o reino e em paz. O jovem rei, foi ouvir também seus jovens amigos, estes o aconselharam a afirmar que seu dedo mínimo era mais forte que os ombros de seu pai.

O conselho dos anciões foi dado levando em consideração o poder plítico exercido por Roboão sobre 10 das 12 tribos de Israel.Os anciões, sábios principalmente pelos anos de observação, deram um conselho que faria com que todos saíssem ganhando na situação. Se o rei Roboão fosse bando com Jeroboão, o povo ficaria sempre do lado do rei.
Infelizmente o jovem Roboão preferiu ouvir seus amigos e destruiu a união das tribos, dividindo – as permanentemente.
O coração de Joroboão era fraco (12 – 27).Ele era um líder político forte, mas era inseguro como adminstrador. Tanto o era que tempos depois ele acabou por incentivar a idolatria. Sabe porque? Porque tomou conselhos com as pessoas erradas. Ainda em II Rei 12, nos versos 28 a 30.

Conclusão

Em nossos dias, o Senhor tem levantados grandes homens, cheios do Espírito de Deus, para trazerem à nós sábios conselhos.E a Própria Bíblia, nos ensina a ouvir  o Espírito Santo (Apocalípse  3 – 22) Em sua maioria, os conselhos dos sábios de hoje estão baseados e fundamentados na Palavra. Isto porque eles mesmo seguiram um conselho de Paulo, para serem bons manejadores da Palavra e serem antes de tudo obreiros aprovados por Deus (II Timóteo 2 – 15).

Que tenhamos a humildade de ouvir os sábios conselhos e coloca-los em prática.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter